Pele básica, só que completa, só que básica!

“Um post em duas partes, e essa é a primeira!”

Exatamente isso que você leu. Eu vou te ensinar a fazer uma pele básica. Só que vai ser completa (com contorno, iluminação, blush, pó). Só que, ainda assim, vai ter cara de básica. Ou seja, vai ter tudo, mas no final vai parecer que não tem quase nada, e que você tem uma pele assim, deslumbrante. Acho que esclareci minhas intenções. Comecemos então!

Quais são as etapas da pele perfeita-linda-maravilhosa-completa-durável-natural-etc-e-tal? Isso, só eu conto pra você (mentira, tem mais gente que conta, mas meu texto vai ser mais engraçadinho hahahah)!

FIRST AND FOREMOST: preparo de pele

Não existe pele maquiada e bem feita sem preparo. Se alguém te disse que existe, era mentira! Claro que manter uma rotina de cuidados com a pele é muito importante, e se você fizer pelo menos esses 3 passos no seu dia-a-dia, tudo que você fizer pré maquiagem vai ter muito mais resultado, como se você potencializasse todos os efeitos dos produtos sendo uma pessoa LINDA que se ama todos os dias e passa seus creminhos. Ou seja, passe seus creminhos! Maquiagem não é tratamento, então não tem milagre que se faça apenas com ela. No entanto, preparar bem a pele antes dela faz com que os resultados sejam ainda mais bonitos, e durem muito mais (sim, preparação aumenta a duração da maquiagem!). Essas etapas aqui são básicas; para resultados específicos consulte sempre um dermatologista.

  • LIMPEZA: Comece sempre lavando o rosto com sabonete específico. Em seguida, use uma água micelar para tirar o restinho de sujeiras que ficam nos poros.
Água Micelar Bioderma Sensibio
Água Micelar Effaclar La Roche Posay
Água Micelar L’Oreal
Água Micelar Making Easy
  • TONIFICAÇÃO: A principal função do tônico é restaurar o PH da pele, que é alterado constantemente com maquiagem, sabonetes, maquiagem. Restaurando o PH, você também permite que a pele receba de forma mais eficaz a hidratacão. Se a sua pele for muito oleosa você pode usar tônicos adstringentes, que ajudam no equilíbrio da oleosidade.
Tônico de Vinho Bioage – para todos os tipos de pele
Tônico Ultra Gentle Neutrogena – para peles sensíveis
Tônico Controle de Brilho Nivea – para pele mista a oleosa
Tônico Adstringente Vichy – para controle de oleosidade
  • HIDRATAÇÃO: Nossa pele precisa de água, e a maioria das bases é à base d’água. Logo, pense numa pele sedenta que recebe uma camada de base diretamente sobre ela, o que ela faz? Suga a água da base, te deixando craquelada! O passo pós limpeza é, então, a hidratação. Escolha um hidratante para o seu tipo de pele, aplique e massageie bastante o rosto, com movimentos ascendentes, até ele absorver todo o produto. Assim, você “abastece” seu rosto de água, e pode passar a base tranquilamente. Ela vai durar muito mais e ficar com aspecto muito mais bonito.
Hidratante Nivea Creme – ótimo para peles secas
Hidratante Hydro Boost Neutrogena – rápida absorção pela pele
Hidratante Charged Water Gel MAC – perfeito para antes da maquiagem
Hidratante Embryolisse – para peles maduras é excelente

IN THE MIDDLE THERE IS: os primers!

Qual primer você vai usar, e se vai ser um ou mais, vai depender da sua pele. Os primers são como uma pré-fundação para a base, e também cooperam para um resultado mais bonito da pele.

Normalmente, o uso de 1 só é suficiente, e você vai escolher de acordo, novamente, com seu tipo de pele e resultado que está querendo. Um primer para pele normal costuma ser mais leve. Para pele acneica ou com muitos poros abertos, um primer mais pastoso. Para resultados mais iluminados, primer com pigmento de brilho. Pele com rosáceas, primer verde. Sério, existe hoje uma imensidão de funcionalidades nessa categoria de produtos, e testar é sempre a melhor forma de escolher. Esses são meus favoritos:

Primer AVON Magix – ajuda a cobrir poros abertos
Primer POREfessional Benefit – ideal para peles oleosas
Primer Skin Base Visage MAC – com partículas que ajudam a disfarçar imperfeiçōes
Primer Photo Finish Smashbox – para todos os tipos de pele

Alguns produtos foram desenvolvidos como auxiliares dessa pré-fundação. Eu conheci um no ano passado que se tornou meu aliado feroz, o Skin Refined Zone Treatment Soin, da MAC. Esse produto ajuda na redução do tamanho dos poros, o que facilita demais a cobertura dos mesmos com o primer. Ele também é incrível para disfarçar aqueles pequenos cravinhos na região do nariz. O resultado é realmente incrível!

Skin Refined Zone Treatment Soin MAC

THE ONE AND ONLY: a base

Escolha a base pensando no resultado que quer obter, mais sequinho, mais viçoso, com mais ou menos cobertura, e não no seu tipo de pele. OI? Pois é! Tenho uma afirmação complexa para fazer: Se sua pele é mais seca ou oleosa, não é a base que vai neutralizar esses probleminhas, e sim um tratamento de pele consistente!

Rotina de cuidados com a pele tem muito mais poder do que a gente imagina. Então eu volto a dizer, cuide de você! Tire um tempinho pelo menos 1 vez no seu dia para se amar com seus creminhos. Persistência com a rotina diária vai equilibrar toda disfunção da pele, e o acompanhamento de um dermatologista faz total diferença.

Estou falando disso porque eu sempre tive a pele muito oleosa! E, logo, sempre ouvi que tinha que usar base matte, e finalizar com uma camada generosa de pó, para não escorrer nada de óleo nunca. Que mito mais sem fundamento! A verdade era que a minha pele estava clamando por hidratação, e produzindo muito óleo pra compensar a seca em que eu deixava a bonita viver! Foi mudar isso e hoje é muito mais fácil! Logo eu, que amo viço e aspecto natural! Sou muito mais feliz hoje SIM!

Base Studio FIx MAC – cobertura média que pode ser contruída
Base Face and Body MAC – minha queridinha, super leve, viçosa e luminosa, e também permite construção de camadas
Base Radiance Natura – efeito sequinho e viçoso e leve
Base Dior Airfkash – em spray, cobertura média e sequinha

Base escolhida, aplique no rosto todo! Eu gosto de usar pincéis fofos e fazer movimentos de batidinhas e de esfumar. A escolha do pincel também ajuda no resultado, alguns facilitam maior cobertura, outros mais leveza.

Corretivo para corrigir

Parece redundante, mas não é. Existem várias formas de se aplicar o corretivo, mas se o seu objetivo é ter uma pele natural, ele deve ser usado apenas para corrigir as olheiras e imperfeições.

Eu tenho uma preferência muito grande por corretivos cremosos, porque sinto que se aderem melhor à pele, reduzindo chances de craquelar. Cada dia mais as marcas estão apostando nesses corretivos e no potencial de cobertura deles.

APLICAÇÃO: Aplique alguns pontinhos de produto nas olheiras e esfume com pincel fofo, ou dê batidinhas com o dedo do meio (que é mais leve).

Aplique pontinhos também sobre eventuais espinhas e manchinhas que queira corrigir. E voilá!

Corretivos que eu indico sempre:

Corretivo Pro Longwear MAC – longa duração de 15h
Corretivo Radiant Creamy Concealer NARS – alta cobertura sem perder a leveza
Corretivo Shape Tape TARTE – alta cobertura com fator de iluminação
Corretivo Natura Aquarela – luminoso e de cobertura excelente

THE END: mas só da primeira parte!

7 comentários sobre “Pele básica, só que completa, só que básica!

  1. Achei sensacional você ressaltar a parte de cuidados da pele relacionando com nos amar, isso faz total sentido! Nossa pele só externa aquilo que fazemos com ela.
    Obrigada pela dica sobre hidratar pele oleosa, porque a minha é demais e amo pele com viço também!!!! Achava que não deveria passar hidratante, vou fazer o teste, ansiosa para o resultado!!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Bruna! Que booom que você gostou das dicas! Faz o teste e me conta! A minha pele mudou bastante depois que comecei uma rotina de hidratação… opte por um hidratante para pele oleosa e depois me fala como foi a sua experiência, vou amar saber! ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s